sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago - Ensaio sobre a Cegueira

O Corpo do escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago esta sendo velado em sua biblioteca de sua casa em Lanzarote, nas ilhas Canárias, Espanha, onde morreu nesta sexta feira aos 87 anos. O caixão do autor será levado para Lisboa no sábado onde será velado publicamente no salão nobre da Câmara Municipal da capital portuguesa. No dia seguinte o corpo de José Saramgo será cremado, e as cinzas ficarão em Portugal.

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles, diretor de "ensaio sobre a cegueira" (2008) , lamentou a morte de josé saramago dizendo ser difícil escapar de clichês neste momento: "O mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje". O diretor enviou um texto por e-mail contando sobre seus recentes encontros com o escritor. Sua produtora, a O2 Filmes, está co-produzindo um documentário sobre os últimos anos de saramago e sua mulher .

Leia no texto abaixo:

A última vez que me encontrei com Saramago foi em Penafiel, em Portugal, em novembro passado, onde ele foi homenageado, mas na verdade tenho convivido muito com ele ultimamente pois a O2 Filmes está co-produzindo um documentário chamado "José e Pilar", dirigido pelo português Miguel Mendes (Miguel Gonçalves Mendes) sobre os últimos anos do Saramago e sua mulher. O filme é comovente de cortar os pulsos, vemos ali um homem brilhante que sabe que seu tempo está acabando e tem muita pena de morrer. O dia no qual ele pensava constantemente e que tentou adiar, chegou.

Saramago era um homem lógico, dizia que a morte é simplesmente a diferença entre o estar aqui e já não mais estar. Combatia as religiões com fúria, dizia que elas nos embaçam a visão, mesmo assim, não consigo deixar de pensar que adoraria que neste momento ele estivesse tendo que dar o braço a torcer ao ser surpreendido por algum outro tipo de vida depois desta que teve por aqui.

A lucidez naquele grau é um privilégio de poucos, não consigo escapar do clichê mas definitvamente o mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje.

Li o Livro "ensaios sobre a cegueira" e ele tem um jeito único de contar uma história e principalmente de escreve-la. Em seguida fiz questão de ver o filme que na minha opinião ficou espetacular em todos os sentidos, roteiro adaptado, trilha sonora e a escolha dos atores foi meticulosa!

Fica aqui meu grande pesar pela perda de um escritor tão espetacular, de um pensador tão inovador e de um Homem único! O mundo perdeu muito hoje!!!

Um comentário:

  1. Oi Ana Flávia...adorei o seu blog,muito criativo,bom texto e diversificado como filmes ,livro,moda etc.Bjossssss
    Elaine fahd

    ResponderExcluir